Imagem da Dica

Tenha a sua Horta em casa!

Dicas para ter a sua Horta sem sair do seu apartamento

Utilize recipiente profundos

A maior parte das ervas e vegetais precisa de ser plantada num recipiente com alguma profundidade  para crescer adequadamente, e por essa razão, deve utilizar vasos com pelo menos 25 l de capacidade.

Utilize vasos capazes de fazer uma boa drenagem

É fundamental que o vaso escolhido consiga  fazer uma drenagem adequada.  Para tal, é fundamental que faça pequenos “furinhos” no fundo do vaso para garantir a circulação de água e nutrientes.

Lave e desinfete os vasos antes de plantar
  1. Com o principal objectivo de eliminar bactérias e fungos que possam estar presentes nos vasos, deve lavá-los e desinfectá-los cuidadosamente. Para tal, misture um copo de lixívia em 3 litros de água e lave os seus vasos com esta solução.
  2. Escolha um substrato adequado para as suas culturas
  3. É fundamental que o substrato escolhido seja o recomendado e adequado para qualquer planta, para garantir que este forneça os nutrientes que a cultura precisa para crescer e desenvolver-se adequadamente.
Utilize um bom fertilizante
  1. Pode optar por  investir num bom fertilizante líquido  ou fazer o seu próprio fertelizante caseiro, certificando-se dessa forma que   as suas plantas estão a receber tudo aquilo que mais necessitam terem boas produtividades.

_______________________

 

8 sugestões de vegetais para plantar

1. Alface

Horta em apartamento - Saiba tudo, como fazer, o que plantar

A alface é um bom exemplo de um vegetal muito fácil de plantar num vaso/canteiro na varanda do seu apartamento. As sementes de alface crescem em quase todas as condições, e são por essa razão um dos vegetais mais simples que pode cultivar no seu apartamento.

Adquira umas sementes de alface  e comece a plantar! Em pouco tempo pode ter as suas alfaces prontas a serem consumidas, precisando apenas de um local que receba bastante luz solar para colocar os recipientes  onde vai semear ou plantar esta cultura. Pode escolher várias variedades de alface e produzi-las no mesmo espaço e não há qualquer problema.

2. Espinafres

Horta em apartamento: como fazer, o que plantar, passo a passo ...

Com condições muito semelhantes às alfaces, os espinafres são um bom exemplo de um vegetal muito simples para plantar e cuidar. Assim que estejam prontos a serem consumidos, basta cortar a planta sempre que  necessita de usar nos seus cozinhados, continuam os espinafres que ficaram no vaso em contínuo crescimento.

Garanta recipientes com uma boa drenagem e boa exposição solar para maiores produtividades.

3. Cebolinho

Horta em apartamento: como fazer, o que plantar, passo a passo ...

O cebolinho é um vegetal muito fácil de cultivar em casa, e pode ser produzido em vaso e fazer parte das culturas da sua horta em apartamento.  Apesar de ser fácil de plantar em casa, apresenta a  desvantagem de poder levar muitos meses a crescer e estar pronto para ser colhido.

4. Tomate-cereja

O tomate-cereja (Solanum lycopersicum var. cerasiforme) é uma espécie de tomate cujo tamanho é menor e, que tem normalmente um sabor mais adocicado quando comparado com o tomate mais comum.

Usualmente, é utilizado em saladas ou até mesmo para embelezamento de pratos  e tem vindo a “ganhar” cada vez mais apreciadores para fins culinários.

Este tipo de tomates caracteriza-se por ter boas produções uma vez que um  pé de tomate-cereja pode dar muitos frutos.

Deve ter em consideração que este tipo de tomates deve “apanhar” pelo menos 4/5 horas de sol por dia e ser regado frequentemente para maximizar os resultados e produções

Os tomates-cereja crescem bem em vasos, no entanto, deve apostar em mudas em detrimento das sementes para melhores resultados.

Lembre-se que esta é uma “espécie de planta trepadeira” e por essa razão, não se pode esquecer de incluir um suporte/tutor para assegurar o seu correcto crescimento e desenvolvimento.

 

5. Pepinos

 ideias para montar uma horta em apartamento

Os pepinos são uma óptima opção para elaborar um salada e servir de acompanhamos em pratos diversos.

Culturalmente, crescem rapidamente  e perfeitamente em vasos, e podem também necessitar um um suporte para os auxiliar no seu crescimento e desenvolvimento.

São um bom exemplo de um vegetal que se adapta bem a uma horta em apartamento.

6. Cenouras

ideias para montar uma horta em apartamento

As cenouras crescem e desenvolvem-se muito bem em  vasos com uma maior profundidade. Apesar de fáceis de serem cultivadas nestas condições, têm um ciclo produtivo relativamente longo e podem demorar até 3 meses até estarem prontas a serem colhidas.

7. Rabanetes

Como ter uma horta em apartamento pequeno

Os rabanetes são também um exemplo de vegetais que têm um crescimento e desenvolvimento rápido e que podem ser colhidos após cerca de 1 mês.

Uma vez que os rabanetes não gostam de temperaturas muito altas, deve escolher um local na sua varanda menos exposto à luz solar.

8. Mini-pimentos vermelhos

 

Os pimentos podem ser perfeitamente plantados em vaso.  Deve ter em atenção que estes vegetais necessitam de  ter determinadas condições para crescerem perfeitamente e por essa razão opte por plantar mudas e não faça sementeira.

Podem demorar algum tempo a estarem prontos para serem consumidos ( cerca de 3 meses) e por essa razão, e dada a limitação de espaço, pode optar por plantar  mini-pimentos vermelhos tais como os da imagens, que ficam prontos mais rapidamente e ocupam menos espaço.

Agora que já conhece 8 exemplos de vegetais que pode ter na sua horta em apartamento, que tal começar a “desenhar” a sua própria horta? Esta é a oportunidade ideal para produzir os seus próprios alimentos e saboreá-los com a certeza de que está a consumir um produto de qualidade e seguro!