As preocupações com um mundo mais verde e sustentável são cada vez mais comuns e refletem-se em inúmeros gestos quotidianos. Separar o lixo, comprar a granel e evitar o uso desnecessário de plástico, são alguns dos primeiros passos para quem quer reduzir o seu impacto no mundo. Mas por que não dar um passo extra e criar uma horta em casa? Este foi, aliás, o projeto de muitas famílias portuguesas, durante os confinamentos ditados pela pandemia de COVID-19 e um hábito a manter. Além de que, pode ser um projeto bem divertido para fazer em família!

 

Fazer uma horta ou um pequeno canteiro em casa, pode ter efeitos terapêuticos - ajuda a relaxar e aumenta a boa disposição - mas também pode ajudar a ter uma alimentação mais saudável onde comemos aquilo que cultivamos. Livres de químicos e outras substâncias nocivas, sabemos que é tudo natural e proveniente de terra saudável, além de ser economicamente mais sustentável.

 

E atenção, se não tem espaço ao ar livre ou se tem uma casa pequena, não desista já de ler este artigo. Estas dicas funcionam de igual forma para um cantinho de ervas aromáticas que prometem dar cor e um cheirinho agradável à sua cozinha, ou até para uma horta vertical.

 

O KIT FUNDAMENTAL PARA UMA HORTA EM CASA
Se já tomou a decisão de se aventurar numa horta caseira, então há alguns artigos fundamentais para começar. Por exemplo, a Life in a Bag tem tudo aquilo que pode precisar: saquinhos, potes em cortiça ou microvegetais, em que tudo está incluído (substrato, bolas de argila, sementes biológicas e instruções) para que não tenha de se preocupar em comprar mais nada.

 

Mas, antes de realizar qualquer compra, sugerimos que veja o que tem em casa e reaproveite aquilo que puder. Para começar vai necessitar de:

Terra: se já tiver plantas em casa pode optar por usar alguma dessa terra, mas o mais provável é que tenha mesmo necessidade de comprar
Vasos: olhe bem para os teus armários: latas de chá, café, refrigerantes ou conservas, embalagens de leite, garrafas recicladas, canecas, garrafas de vidro, caixotes de madeira e, até, caixas de ovos podem substituir os tradicionais vasos
Sementes: antes de comprar qualquer semente, não se esqueça das sementes que já estão em sua casa, como os morangos, kiwis, tangerinas, abacates, abóboras, framboesas, pimentos, tomates ou malaguetas. Se tiver estes alimentos em casa, pode sempre aproveitar as suas sementes
Adubo: pode sempre optar por adubos caseiros, como cascas de ovo ou de banana, e borras de café ou chá
Água: uma boa prática é aproveitar a água inicial do banho (até a água aquecer) e usá-la para a rega
Luz natural: é muito importante, por isso, escolha bem o sítio onde vai colocar as suas plantas.

 

 

  
Reunido este kit indispensável, há algumas dicas que podem fazer a diferença entre ser bem ou mal sucedido. Tome nota:

  

1. ESCOLHA O LOCAL IDEAL
Se a sua casa tem um jardim, um terraço de grandes dimensões ou até uma varanda mais reduzida, então a escolha para o local da sua horta está feita.

Mas se não tem nenhum destes e a solução for mesmo montar uma horta dentro de casa, poderá optar por janelas ou até mesmo estantes. Acima de tudo, prefira um local que seja arejado - mas que não apanhe muito vento - e com incidência solar direta de, pelo menos, quatro horas por dia. A luz é um alimento para a planta. Assim como nós precisamos de água e comida, a planta precisa de água, luz e nutrientes. Sem luz do sol (ou luz artificial com o mesmo espectro) a planta não realiza fotossíntese e não sobrevive.

 

2. USE UMA TERRA SAUDÁVEL
Se o seu terreno já tem flores ou plantas, isso é sinal de fertilidade. Ainda assim, terá sempre de o adubar uma ou duas vezes por ano, consoante o estado da terra - é ela que dará todos os nutrientes às nossas plantações. Caso precise de terra, tenha em atenção o tipo de plantações que pretende fazer e compra a terra mais apropriada.

O mesmo se aplica ao adubo. Uma dica extra? Encha o fundo do vaso com brita ou pedaços de tijolos, para ajudar na drenagem, e misture metade de terra e metade de composto orgânico ou húmus de minhoca.

 

3. SAIBA QUANDO DEVE REGAR
Verifique com o dedo se a terra está húmida e apenas deve regar se estiver seca. Deve ter em consideração que regar demais pode ser tão prejudicial como não regar.

 

4. SAIBA O QUE (E QUANDO) PLANTAR
Se vai fazer uma pequena horta, a primeira regra será optar por alimentos que efetivamente consome em casa. Afinal, de que serve plantar morangos se toda a família for alérgica?

 

Em segundo lugar, tenha em conta a altura do ano – parece que, por vezes, nos esquecemos que a natureza é feita de ciclos e que existem épocas específicas para cultivar determinados tipos de frutas e vegetais. Deixamos algumas dicas do que poderá plantar em cada mês.

Janeiro: alface, alho, ervilha, fava, rabanete
Fevereiro: aipo, cebola, espargo, morango, pimento, tomate, melão, melancia, pepino
Março: abóbora, alface, beterraba, cebola, cenoura, couve, ervilha, espinafre, fava, lentilha, melão, melancia, nabiça, nabo, pepino, rabanete, tomate
Abril: abóbora, acelga, agrião, alface, batata, beterraba, brócolo, cenoura, fava, feijão, melão, melancia, nabo, pimento, rabanete, cebola, pepino, tomate
Maio: abóbora, agrião, alface, beterraba, brócolo, cenoura, espinafre, feijão, melão, melancia, nabo, pepino, pimento, rabanete
Junho: abóbora, agrião, alface, beterraba, brócolo, cenoura, espinafre, feijão, melão, melancia, nabo, pepino, pimento, rabanete
Julho: agrião, alface, beldroega, cenoura, couve-de-bruxelas, espinafre, nabo, rabanete
Agosto: agrião, alface, chicória, espinafre, feijão, salsa, rabanete, repolho, beterraba, ervilha, espinafre
Setembro: agrião, aipo, alface, alho, cebola, cenoura, chicória, coentro, ervilhas, fava, feijão, morango, nabo, rabanete
Outubro: agrião, alho, beterraba, cenoura, ervilha, espargo, espinafre, fava, lentilha, morango, nabo, rabanete, alface, cebola
Novembro: alho, alface, batata, cebola, fava, morango
Dezembro: maçã, pêra
Em relação às ervas aromáticas, opte por plantar aquelas que mais frequentemente utiliza. Manjericão, salsa e tomilho são boas ervas para começar. Se nunca cuidou de uma planta, o manjericão é a melhor escolha - cresce rápido e dá sinais de falta de água: as folhas ficam caídas ou murchas.

 

5. PLANTAR EM FAMÍLIA
Chame todos aí em casa: está na hora de mexer na terra! Enquanto os mais novos fazem placas com o nome de cada plantação para colar nos vasos, comece a tratar da terra e das sementes.

É um pequeno passo para, no futuro, ver crescer legumes, frutas ou ervas aromáticas. Pode também distribuir tarefas como regar as plantas ou tirar folhas indesejadas - por exemplo, se aparecerem folhas velhas, secas ou apodrecidas retira-as de imediato, pois elas são a porta de entrada para o enfraquecimento da planta.

Desta forma, toda a família estará envolvida e será, inclusive, mais fácil convencer os miúdos a comerem vegetais. Aproveita para tirar fotografias (até para acompanhar o crescimento das tuas plantas), partilhe o processo com amigos e familiares e troquem dicas e sugestões.

 

6. ESTUDE E APRENDA TODOS OS SEGREDOS SOBRE HORTAS
Se quer ser realmente bem-sucedido neste projeto, o ideal é que se torne um expert no assunto e conheça os segredos das hortas. Consegue encontrar, em português, vários livros bastante úteis, como 'Uma Horta em Casa', 'Mãos à Horta' ou 'Uma Horta para Ser Feliz'.

 

 

QUAIS OS PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS?
Tão importante como conhecer aquilo que deve fazer para ter uma horta saudável, é conhecer o que deve, a todo o custo, evitar para que não a coloque em risco. Tipicamente, os erros mais comuns por quem faz uma horta em casa são:

Esquecer de regar, exagerar no volume de água e deixar em local sombreado
Plantar muitas variedades no mesmo vaso
Não preparar a drenagem dos vasos
Não retirar as ervas daninhas
Não adubar

 
Agora que já sabe o que deve e o que não deve fazer para criar a sua horta caseira, é altura de pôr mãos à obra. Ou melhor dizendo, pôr mãos à terra!

fonte:edp.pt