1. Cuidado com o sistema de combustível

Cuide se a vedação do sistema de combustível, principalmente as peças visíveis, como tampa do tanque, conexões da mangueira e bomba manual de combustível, estão ok. Se houver vazamentos ou danos, não ligue o motor, há perigo de ocorrer um incêndio! Nesses casos, leve a máquina para revisão em uma assistência técnica, antes de iniciar o trabalho.

2. Cuidado com a trava do acelerador e o acelerador

O acelerador e a trava do acelerador devem ser de fácil manuseio, por isso, verifique se estão funcionando corretamente, pois esses são itens de segurança essenciais.O acelerador deve voltar para a posição inicial depois de soltá-lo; da mesma maneira, o funcionamento do interruptor combinado, que deve ser colocado facilmente na posição STOP. Além disso, os cabos da mão devem estar limpos e secos, sem óleo e sem sujeiras, para proporcionar um manuseio seguro.

3. Cuidado com a ferramenta e implemento de corte

Verifique se a ferramenta de corte ou o implemento de corte estão montados corretamente e sem danos. Veja também se os dispositivos de segurança, como a proteção da ferramenta de corte e o prato giratório, estão em condições de uso. Caso alguma peça esteja danificada, substitua por uma nova. Não opere a máquina se estas peças não estiverem em condições.

4. Cuidado com cinto e cabos

O cinto e os cabos devem ser regulados de acordo com a altura do operador. Ao usar os cintos, treine a retirada rápida da máquina para casos de emergência. E durante esse treinamento, não jogue a máquina no chão, isso pode causar danos ao equipamento.

5. Cuidado com a lubrificação do conjunto de corte

Tenha certeza de que o conjunto de corte está bem lubrificado com graxa. Caso contrário, ele poderá ser danificado durante o uso.

Pela sua segurança, tome esses cuidados antes de colocar a máquina em funcionamento, pois ela precisa ser operada em condições seguras!