Porque deve beber mais água?
Beber a quantidade ideal de água durante o dia pode ser, para muitas pessoas, um verdadeiro desafio! A água é essencial ao nosso organismo: ajuda a combater doenças, é ótima para controlar o metabolismo, favorece a diminuição de peso, elimina toxinas, rejuvenesce a pele e faz com que muitos problemas de saúde possam ser evitados. É, portanto, um dos nossos melhores aliados e.

Quanto mais água ingerirmos, mais o nosso corpo agradece!

Quantidade de água ideal
Salvo raras exceções, o mínimo aceitável é realmente 1,5 litros por dia. Numa média, a ingestão adequada para mulheres seria de 2,7 litros por dia e para os homens 3,7 litros. Contudo, é uma ideia errada pensar que esta “ingestão adequada” se foca apenas na ingestão de água! Não se esqueça que os alimentos também têm água, assim como outras bebidas além da água potável ou engarrafada.

Quer saber como calcular a quantidade ideal de água por dia?
O cálculo é bem simples. Basta multiplicar o seu peso por 0,03. Desta forma, saberá com mais exatidão a quantidade de água que é ideal ingerir durante o dia para o bom funcionamento do corpo. Contudo, importa mencionar que este cálculo não se adequa às necessidades hídricas de um atleta.

Como criar o hábito de beber água?
Separamos algumas dicas infalíveis para que o seu consumo de água aumente durante o dia:


01. Beber água ao acordar
Um copo de água ao acordar ajuda a limpar o seu organismo e a começar bem o dia!


02. Leve água consigo!
Para onde quer que vá, tenha sempre uma garrafa de água por perto. Ao ter água ou outra bebida sempre consigo, aumenta a probabilidade de se lembrar de beber.


03. Água aromatizada
Faça as suas próprias águas aromatizadas com rodelas de frutas e ervas frescas (ex.: abacaxi e hortelã) e use a imaginação para criar diferentes combinações.


04. Beber chás
Opte pelos tradicionais chás, frios ou quentes, preferencialmente sem açúcar adicionado. Além de hidratarem, também beneficiam a sua saúde.


05. Antes das refeições
Opte por beber um copo de água antes de cada refeição, assim beberá mais água ao longo do dia.


06. Batidos
Os batidos feitos com água e uma peça de fruta são uma ótima opção. Além de hidratarem, são muito nutritivos!


07. APP’s
Descarregue uma aplicação para o seu telemóvel que o irá lembrar, ao longo do dia, da sua missão.

Portanto, se não consegue beber água pura, ponha em prática os conselhos acima e evite as bebidas alcoólicas e com açúcares adicionados. O truque passa por variar, uma vez que estimula maiores níveis de consumo e acaba por contribuir para melhorar a ingestão de micronutrientes.