A melhor técnica de pulverização da sua cultura irá variar conforme o tipo de produto fitossanitário pulverizado, o formato da cultura e o seu sistema de cultivo. Aqui oferecemos dicas sobre como pulverizar algumas culturas de cultivo frequente.

 

ALFACE

Ao cultivar alfaces, pode ser necessário usar diferentes tipos de produtos fitossanitários durante o ciclo da cultura. Normalmente, alfaces são cultivadas em linhas a partir de plantas jovens transplantadas. Neste estágio de crescimento inicial, as plantas jovens podem facilmente perder a competição para ervas daninhas, de forma que pode ser preciso usar um herbicida. À medida que a cultura se desenvolve, as plantas produzem um centro de folhas muito densas. Pode ser necessário usar um inseticida ou fungicida para proteger este centro valioso da cultura. Porém, somente é possível controlar a praga ou doença se a pulverização conseguir ultrapassar as folhas externas para atingir e permanecer nas folhas internas.

1. Tipo de bico. Escolha o tipo de bico que produzirá o tamanho de gota correto. Bicos de jato cônicos ocos produzem grande número de gotículas pequenas; frequentemente, são usados para a pulverização de alfaces para obter uma cobertura melhor e mais uniforme da cultura. Também leve em conta um bico de jato em leque padrão, que produz gotas com maior impulso para levar a pulverização mais longe e mais rapidamente.

2. Largura da faixa. Ajuste a altura do bico para determinar a largura que é preciso que o bico produza. Quando alface é cultivada em linhas, a largura da faixa de pulverização deve ser a mesma que a largura da linha de alfaces. Isso é necessário para que a maior quantidade possível de produto fitossanitário seja pulverizado na cultura, em vez de no solo.

3. Folhagem. A alface apresenta um centro denso de folhas cerosas. Quando cultivada em canteiros ou quando a folhagem entre as linhas estiver se tocando, considere usar uma minilança equipada com bicos cônicos ocos ou de jato em leque padrão. Mantenha os bicos na altura recomendada (frequentemente, 50 cm) da parte superior da folhagem para obter uma cobertura de pulverização uniforme.

4. Tamanho do bico. Determine o tamanho do bico que irá pulverizar o seu volume de mistura de pulverização/água à sua velocidade de pulverização, na pressão calibrada que o pulverizador costal deve manter para fornecer a largura da faixa necessária.

 

CEBOLA

 

Ao cultivar cebolas, pode ser necessário usar diferentes produto fitossanitários durante o ciclo de cultura. Frequentemente, culturas de cebolas são cultivadas em canteiros a partir de sementes ou como plantas jovens transplantadas ou mudas (pequenos bulbos com cerca de 1 cm de diâmetro cultivados a partir de sementes na estação anterior). Nos estágios iniciais de desenvolvimento, as mudas vulneráveis podem perder facilmente para ervas daninhas, na competição por luz, água e nutrientes, de forma que pode ser preciso usar um herbicida para o controle de ervas daninhas. À medida que as culturas se desenvolvem, você pode precisar de um inseticida ou fungicida para o controle de pragas e doenças. Porque, frequentemente, as folhas de cebolas são amplamente espaçadas, cerosas, finas e eretas. Pode ser difícil reter gotas de pulverização de produto fitossanitário, de forma que considere usar agentes molhantes, surfactantes ou agentes de adesão para ajudar as gotas a permanecerem melhor nas folhas da cebola.

1. Tipo de bico. Escolha o tipo de bico que produzirá o tamanho de gotícula correto. Bicos de jato cônicos ocos produzem grandes números de gotículas pequenas que são pulverizadas dos bicos em muitos ângulos. Frequentemente, são usados para a pulverização de cebolas com as suas folhas eretas e cerosas. Também leve em conta bicos de pulverizador de jato em leque padrão, que produzem gotas com maior impulso para levar a pulverização mais longe e mais rapidamente. Ajuste o ângulo desses bicos para obter mais pulverização nas folhas eretas da cultura.

2. Largura da faixa. Ajuste a altura do bico para determinar a largura da faixa que é preciso que o bico produza. Por vezes, cebolas são cultivadas em canteiros estreitos de apenas algumas linhas, bastante próximas entre si. A largura da faixa deve ser a mesma que a largura do canteiro. Isso é para que todo o produto fitossanitário seja pulverizado na cultura e atinja pouco o solo em ambos os lados. Quando cultivada em canteiros mais largos, considere usar uma minilança equipada com bicos de pulverizador cônicos ocos ou de jato em leque padrão. Mantenha os bicos a uma altura de 50 cm da parte superior da folhagem.

3. Folhagem. Siga quaisquer orientações no rótulo relativas a agentes de adesão ou agentes molhantes, uma vez que as folhas de cebola são muito cerosas e crescem na vertical – esses produtos ajudarão as gotas pulverizadas a permanecer nas folhas.

4. Tamanho do bico. Determine o tamanho do bico que irá pulverizar o seu volume de mistura de pulverização/água à sua velocidade de pulverização, na pressão calibrada que o pulverizador costal deve manter para fornecer a largura da faixa necessária.

 

 

BATATAS

Ao cultivar batatas, pode ser necessário usar diferentes tipos de produtos fitossanitários durante o ciclo da cultura. Normalmente, as batatas são cultivadas em linhas a partir de tubérculos de batata. Nos estágios de crescimento iniciais, as culturas de batatas podem facilmente perder para ervas daninhas, na competição por água, luz e nutrientes, de forma que pode ser preciso usar um herbicida. As batatas crescem muito rapidamente e isso torna muito difícil o controle de pragas e doenças em folhas jovens e naquelas no centro da cultura. Pode ser necessário pulverizar inseticida ou fungicida em intervalos regulares. Gotas menores são usadas com frequência, uma vez que se movem facilmente através da copa para atingir mais das folhas.

1. Tipo de bico. Escolha o tipo de bico que produzirá o tamanho de gota correto. Bicos de jato cônicos ocos produzem grandes números de pequenas gotas, sendo por isso usados com mais frequência para a pulverização da folhagem densa das batatas. Também leve em conta bicos de pulverizador de jato em leque padrão e uniformes, que produzem gotas com maior impulso para levar a pulverização mais longe e mais rapidamente. Ajuste o ângulo desses bicos para obter mais pulverização no interior da cultura.

2. Largura da faixa. Ajuste a altura do bico para determinar a largura da faixa que é preciso que o bico produza. Quando batatas são cultivadas em linhas, a largura da faixa deve ser a mesma que a largura da copa de batatas daquela linha. Isso é para que todo o produto fitossanitário seja pulverizado na cultura e atinja pouco o solo em ambos os lados.

3. Folhagem. As batatas podem ter uma folhagem mais densa que muitas outras culturas. Quando a folhagem entre as linhas de batatas estiver se tocando, considere usar uma minilança equipada com bicos de pulverizador cônicos ocos ou de jato em leque padrão. Mantenha os bicos à altura recomendada, que normalmente é de 50 cm da parte superior da folhagem. Para copas densas, experimente inclinar bicos de jato em leque de forma que a pulverização seja projetada para diante no interior da copa foliar. Além disso, a folhagem da batata pode crescer muito rapidamente, então pode ser preciso aumentar os volumes de mistura de pulverização/água ao longo da temporada. Adote cuidados extras para evitar o escorrimento nas folhas ao aumentar os volumes de água.

4. Tamanho do bico. Determine o tamanho do bico que irá pulverizar o seu volume de mistura de pulverização/água à sua velocidade de pulverização, na pressão calibrada que o pulverizador costal deve manter para fornecer a largura da faixa necessária.

À medida que as culturas se desenvolvem, será preciso aumentar os volumes de mistura de pulverização/água para se ter gotas suficientes para cobrir a área crescente das folhas. Cuide para evitar o escorrimento das folhas ao pulverizar com maiores volumes de mistura/água.