Já sabem o que vão plantar em Maio?

“Quando Maio chegar, quem não arou tem de arar.”

 
É um dos muitos provérbios ou ditados populares do mês de Maio. À semelhança do mês de Abril, Maio é um dos meses com mais tarefas para fazer quer no jardim quer na horta. Ainda podemos fazer algumas das sementeiras e plantações que já foram indicadas para o início da Primavera, nos meses de Março e Abril, mas se querem ter colheitas mais variadas e produtivas durante o Verão, não podem adiar mais.

Apesar das temperaturas mais altas e dos dias bem mais compridos e soalheiros, ainda caem umas geadas que podem ameaçar algumas das culturas mais sensíveis a temperaturas baixas.
Nesta altura podemos fazer todas as sementeiras no exterior e transplantar as mudas de plantas jovens para o local definitivo. Por aqui já plantei os meus pés de tomate, pimentos e malaguetas. Não se esqueçam que planear a horta, fazendo um plano de cultivo que considera as associações favoráveis e plantas companheiras contribui para que seja mais fácil manter e com maior garantia de sucesso.

Com as temperaturas mais amenas e até bem quentes (alguns dias acima de 25 ºC), vão notar um crescimento bem mais rápido das vossas mudas, mas também das infestantes que podem aparecer. Podem ainda surgir as pragas indesejadas ou doenças da horta típicas desta altura: míldio e oídio.

Muitas são as tarefas que não podem faltar este mês. Além das sementeiras e plantações, devemos ter o cuidado de mondar, regar regularmente e tutorar as plantas que necessitem, como ervilhas, tomateiros, ou feijão verde (dependendo da variedade).

 

 

Cultivos da época – Plantar em Maio
Legumes e hortaliças: Alfaces, acelgas, aipo, agrião, alho-francês, espinafres, beterraba, beringela, couves, brócolos, canónigos (ou alface de cordeiro), cebolas, chicória, curgete, rúcula, pimentos e malaguetas, tomate.

Ervas aromáticas: alecrim, salsa, coentros, cebolinho, tomilho, orégãos, loureiro, salva, segurelha, erva-cidreira, funcho, estragão, hortelã, camomila, erva-do-caril

Flores: alyssum, girassois, tagetes, zínias, gerânios, bidens, capuchinhas, cravíneas, petúnias,

Frutos vermelhos e outros: amoras, framboesas, groselhas, mirtilos, maracujá

Cultivos da época – Semear em Maio
Semear ao ar livre
Legumes e hortaliças: agrião-do-jardim, alface, abóboras, espinafres, chicória, curgete, cenouras, cebolas, ervilhas, feijão-verde, rabanetes, rúcula, pepinos, milho

Flores: calêndulas, capuchinhas, girassol

Ervas aromáticas: salsa, coentros, cebolinho, manjericão, endro, cerefólio